quinta-feira, 9 de junho de 2016

UERJ 2017

BOA NOITE PREZADOS ALUNOS!!!

SE LIGA NISSO:

NA HORA DE FAZER A PROVA DE QUÍMICA...

Ler com cuidado, obedecendo rigorosamente às pontuações como vírgulas, pontos e parágrafos, com a finalidade de dar melhor ênfase às questões conceituais ou as que envolvem cálculos, sublinhando o que para você parece mais importante.

Desconstruir o “já sei” prematuro que leva apenas à uma interpretação equivocada, evitando por fim, que a leitura seja interrompida e em consequência, o desperdício de uma questão.

Nas questões que envolvem cálculos, elaborar quando necessário, um resumo de sua leitura através de esquemas com elementos e recursos facilitadores da organização de seu raciocínio.

Fazer um levantamento dos valores numéricos mencionados na questão dispondo-os em seus respectivos símbolos que correspondem às unidades ou das grandezas da Química.


É IMPORTANTE REVER...

►ESTRUTURA ATÔMICA
Você deve saber identificar os isótopos, isóbaros, isótonos e isoeletrônicos.
É importante, também, saber calcular as massas atômicas dos elementos químicos.

►CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA
Você deve saber classificar um elemento como metal ou ametal, quais as características de cada grupo e quais compostos formam. Ainda dentro do tema “Tabela periódica”, é frequente a cobrança de propriedades periódicas, como raio atômico e potencial de ionização.

► QUÍMICA INORGÂNICA

É importante saber a nomenclatura e o reconhecimento das funções óxido, ácido, base e sal. Também é importante dominar a classificação de óxidos e suas reações (principalmente: óxido básico + água = base / óxido ácido + água = ácido / óxido básico + óxido ácido = sal)
Lembrando:

XO ------ óxido
H___ --- ácido
__OH --- base
O que resta é sal.

►TERMOQUÍMICA 
saber entalpias de formação e estequiometria, trazendo uma equação química e o calor que ela libera ou absorve. Muitas vezes, podem pedir do aluno conhecimentos sobre reações exotérmicas e endotérmicas.

►EQUILÍBRIO QUÍMICO 
Ter em mente qual a influência de fatores como temperatura, pressão e concentração de reagentes e produtos no contexto de um equilíbrio químico.

►SOLUÇÕES 
Além de cobrar relações numéricas e cálculos, as questões com o tema “Soluções” podem envolver os conceitos de dissolução endotérmica e exotérmica, a interpretação de curvas de solubilidade e a diferenciação de soluções saturadas, insaturadas e supersaturadas.

►PROPRIEDADES FÍSICAS DE COMPOSTOS ORGÂNICOS 
Saber as polaridades das moléculas orgânicas, ou seja, saber classificá-las em apolar ou polar. As forças intermoleculares e as propriedades físicas (como ponto de fusão e de ebulição, solubilidade, estado físico etc.) de cada substância orgânica serão consequência de sua polaridade. 

►ISOMERIA 
Entender os conceitos de isomeria plana e espacial, saber diferenciar cada caso de isomeria e quando esse fenômeno irá ocorrer. Os casos maior ocorrência de isomeria plana são de cadeia, de posição e de função, mas também pode aparecer metameria e  tautomeria. Para a isomeria espacial, relembre o que propicia a ocorrência dos fenômenos de isomeria cis-trans e óptica.

►REAÇÕES ORGÂNICAS 
Quase sempre aparece cobrança da previsão dos produtos das reações de esterificação e de oxidação, principalmente. Também, a questão pode pedir o reconhecimento das funções orgânicas envolvidas nas reações e, ainda, a nomenclatura dos reagentes e produtos.


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