SE LIGA NISSO:
NA HORA DE FAZER A PROVA DE QUÍMICA...
☺Ler com cuidado, obedecendo rigorosamente às
pontuações como vírgulas, pontos e parágrafos, com a finalidade de dar melhor
ênfase às questões conceituais ou as que envolvem cálculos, sublinhando o que
para você parece mais importante.
☺Desconstruir o “já sei” prematuro que leva
apenas à uma interpretação equivocada, evitando por fim, que a leitura seja interrompida
e em consequência, o desperdício de uma questão.
☺Nas questões que envolvem cálculos, elaborar
quando necessário, um resumo de sua leitura através de esquemas com elementos e
recursos facilitadores da organização de seu raciocínio.
☺Fazer um levantamento dos valores numéricos
mencionados na questão dispondo-os em seus respectivos símbolos que
correspondem às unidades ou das grandezas da Química.
É IMPORTANTE
REVER...
►ESTRUTURA ATÔMICA
Você deve saber identificar os isótopos, isóbaros, isótonos e isoeletrônicos.
É importante, também, saber calcular as massas atômicas dos elementos químicos.
É importante, também, saber calcular as massas atômicas dos elementos químicos.
►CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA
Você deve saber classificar um elemento como metal ou ametal, quais as
características de cada grupo e quais compostos formam. Ainda dentro do tema
“Tabela periódica”, é frequente a cobrança de propriedades periódicas, como
raio atômico e potencial de ionização.
► QUÍMICA INORGÂNICA
É importante saber a nomenclatura e o reconhecimento das funções óxido, ácido, base e sal. Também é importante dominar a classificação de óxidos e suas reações (principalmente: óxido básico + água = base / óxido ácido + água = ácido / óxido básico + óxido ácido = sal)
Lembrando:
XO ------ óxido
H___ --- ácido
__OH --- base
O que resta é sal.
Lembrando:
XO ------ óxido
H___ --- ácido
__OH --- base
O que resta é sal.
►TERMOQUÍMICA
saber entalpias de formação e estequiometria, trazendo uma equação
química e o calor que ela libera ou absorve. Muitas vezes, podem pedir do aluno
conhecimentos sobre reações exotérmicas e endotérmicas.
►EQUILÍBRIO QUÍMICO
►EQUILÍBRIO QUÍMICO
Ter em mente qual a influência de fatores como temperatura, pressão e
concentração de reagentes e produtos no contexto de um equilíbrio químico.
►SOLUÇÕES
Além de cobrar relações numéricas e cálculos, as questões com o tema
“Soluções” podem envolver os conceitos de dissolução endotérmica e exotérmica,
a interpretação de curvas de solubilidade e a diferenciação de soluções
saturadas, insaturadas e supersaturadas.
►PROPRIEDADES FÍSICAS DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
Saber as polaridades das moléculas orgânicas, ou seja, saber
classificá-las em apolar ou polar. As forças intermoleculares e as propriedades
físicas (como ponto de fusão e de ebulição, solubilidade, estado físico etc.)
de cada substância orgânica serão consequência de sua polaridade.
►ISOMERIA
Entender os conceitos de isomeria plana e espacial, saber diferenciar
cada caso de isomeria e quando esse fenômeno irá ocorrer. Os casos maior
ocorrência de isomeria plana são de cadeia, de posição e de função, mas também
pode aparecer metameria e tautomeria.
Para a isomeria espacial, relembre o que propicia a ocorrência dos fenômenos de
isomeria cis-trans e óptica.
►REAÇÕES ORGÂNICAS
Quase sempre aparece cobrança da previsão dos produtos das reações de
esterificação e de oxidação, principalmente. Também, a questão pode pedir o
reconhecimento das funções orgânicas envolvidas nas reações e, ainda, a
nomenclatura dos reagentes e produtos.
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