domingo, 20 de março de 2011

CPV - SINTUFRJ - RADIOATIVIDADE 1

RADIOATIVIDADE



A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis, possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética (os raios gama são os mais perigosos. Atravessam o corpo e deformam as células), para se tornarem estáveis.
A radioatividade foi descoberta no século XIX, até esse momento predominava a ideia de que os átomos eram as menores partículas da matéria. Com a descoberta da radiação, os cientistas constataram a existência de partículas ainda menores que o átomo, tais como: próton, nêutron, elétron.



A descoberta da radioatividade


Com a descoberta dos raios X, em 1895, cientistas cogitaram quanto à possível existência de outras radiações. Levado por esse pensamento, Henri Becquerel descobriu a radioatividade.



LEIS DA RADIOATIVIDADE


1ª Lei da Radioatividade – Frederick Soddy

Quando um núcleo emite partícula alfa, seu número atômico diminui de duas unidades e seu número de massa diminui de 4 unidades.



2º Lei da Radioatividade- Soddy Fajans- Russel

Quando um núcleo emite partícula β, seu número atômico aumenta de uma unidade e seu número de massa não se altera.



NOTA:

α (alfa)

β (beta)



MEIA VIDA

Meia-vida é o tempo necessário para que a atividade de um elemento radioativo seja reduzida à metade da atividade inicial.

Isso significa que, para cada período de meia-vida, a atividade é reduzida à metade da anterior, até atingir um valor insignificante, que não permite mais distinguir suas radiações das radiações do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário